FAP - FUNDAÇÃO ATAULPHO DE PAIVA

:: 115 ANOS DE COMBATE A TUBERCULOSE ::

Ultimas Notícias

Bulas

Categorias

Bill & Melinda Gates

 

Inovação no Controle da Tuberculose: o Projeto InCo-TB

Após décadas de estagnação, várias novas tecnologias para o controle da tuberculose estão surgindo,várias tanto no campo da prevenção, quanto do diagnóstico e do tratamento. O Brasil tem estado entre as lideranças na discussão e na incorporação dessas novas tecnologias. Entre 2010 e 2014, o Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT), do Ministério da Saúde, desenvolveu o projeto Inco-TB, em parceria com a Fundação Ataulpho de Paiva (FAP) sob o patrocínio da Fundação Bill e Melinda Gates.

No campo do diagnóstico da doença, o InCo-TB apoiou a incorporação do Xpert® MTB/Rif, uma nova ferramenta diagnóstica que detecta o bacilo da tuberculose no escarro em menos de duas horas de forma automatizada. Conheça melhor como funciona o teste e os estudos que apoiaram a decisão de incorporá-lo ao SUS aqui.

O InCo-TB também apoiou o a implantação do novo regime de tratamento, o “4 em 1”, formulação em dose fixa combinada (DFC), que facilita a tomada das doses pelos pacientes e a gestão farmacêutica pelo Ministério da Saúde. Conheça a situação do Brasil para a fabricação desta formulação, o programa de treinamento para o novo tratamento e para o registro de efeitos adversos aqui.

Finalmente, o projeto InCo-TB também promoveu um seminário para discussão com os países africanos de língua portuguesa a incorporação de tecnologias para o controle da tuberculose, que se desdobrou na criação de uma Rede de Investigação e Desenvolvimento em Saúde da Comunidade de Países de Língua Portuguesa em Tuberculose (RIDES TB CPLP), a exemplo das RIDES Malária e Aids. Você poderá conhecer detalhes aqui.

Saiba mais sobre os fatores que motivaram a mudança no tratamento da tuberculose no Brasil

Conheça as dificuldades e oportunidades para a fabricação de medicamentos para a tuberculose aqui 

Comitê Consultivo

 

Você poderá encontrar vários artigos científicos sobre o Xpert® MTB/Rif aqui.

Xpert MTBRIF assay for pulmonary tuberculosis  |  Vassall CEA PLoS Med 2011  |   Validation PLoS Med 2011 |  Boehme NEJM 2010  |  Boehme-Lancet-2011 | Theron feasibility | WHO policy for Xpert 2014 | Weyer Rapid molecular TB diagnosis evidence policy making and global implementation of Xpert MTB RIF