FAP - FUNDAÇÃO ATAULPHO DE PAIVA

:: 115 ANOS DE COMBATE A TUBERCULOSE ::

Ultimas Notícias

Bulas

Categorias

Ação em Campo


 

O projeto é desenvolvido no município de Duque de Caxias, nos bairros Parque Fluminense, Parque Comercial, Pantanal e Vila Rosário e tem o objetivo de eliminar a tuberculose na região, através do diagnóstico, controle e tratamento. O programa consiste na busca ativa de casos e redução do abandono do tratamento. Quinze agentes de saúde, funcionários da FAP, atuam na área, visitando domicílios, traçando o perfil social e de saúde dos habitantes, dando orientação, aconselhamento e acompanhando o tratamento e a evolução das ocorrências de tuberculose e outras doenças – como Aids e hanseníase.

Nas visitas domiciliares, os agentes enfatizam as medidas para estimular a adesão do doente e do núcleo familiar ao tratamento da tuberculose, além de supervisionar a tomada de medicamentos e orientar no encaminhamento dos casos para a unidade de saúde da Secretaria de Saúde do Município – entre outros aspectos que envolvem a saúde da família.

Através de levantamento da infraestrutura e visita casa a casa, o projeto contabilizou uma população de 55.631 habitantes, com uma parcela significativa em condições de miséria, habitação desumana e problemas sociais decorrentes da prevalência dos infectados por HIV, ocorrência de alcoolismo e dos casos de envolvimento com o tráfico de drogas e o crime organizado.